domingo, 9 de junho de 2013

Minhas 10 músicas "Lado B" preferidas do Metallica

Não sei se já comentei por aqui, mas o Metallica é definitivamente uma das minhas bandas favoritas.
Quando comecei a curtir Heavy Metal, no longínquo ano de 1991, me lembro que mergulhei, de forma meio que simultânea em três lançamentos que ocorreram naquele ano. Os álbuns Illusions do Guns, o Arise do Sepultura e o Black Álbum. Os três me marcaram de tal forma que deixariam impressos para sempre em mim, toda uma nova maneira de ouvir música e lógico...Heavy Metal.

Em se falando exclusivamente de Metallica, sempre me intrigou o fato de algumas músicas parecerem ser um pouco esquecidas, as vezes pelas rádios, ou pelos canais de TV, que veiculam clips, ou mesmo pelos fãs. Enfim, não sei por que isto acontece. Gostaria de colocar alguns dos critérios que utilizei para definir o que EU considero como um lado B do Metallica.

- Faixas que abrem álbuns, eu não considerei.
- Faixas que a muito tempo a banda não executa ao vivo, ou que mesmo nunca executou.
- Faixas que ganharam clips... algumas eu considerei mesmo assim. Temos que lembrar que depois do Black Album, o Metallica simplesmente passou a "fazer o que bem entendesse" da própria carreira.
Então o fato de uma determinada faixa ganhar um clip, não necessariamente faz dela um hit deles, na minha opinião.

De qualquer forma eis aqui os meus 10 lados B´s preferidos do Metallica:

1) THE FRAYED ENDS OF SANITY


Do álbum "...And Justice for All...", esta faixa é simplesmente foda! O final do refrão com os pratos abafados de Lars, são simplesmente de cair o queixo. Desde que ouvi este disco pela primeira vez, esta foi uma das músicas que mais me chamou a atenção.

2) NO LEAF CLOVER

Já vi muita fã compartilhar comigo o quanto gosta desta música. Escrita exclusivamente para este projeto do SM, álbum gravado pelo Metallica juntamente com a Orquestra Simfonica de San Francisco em 1999, ela também acabou sendo "esquecida", e não voltou a a ser executada, a não ser
na época e nos poucos shows que a banda fez com orquestra (Se não me engano uns 4 ou 5 na época, apenas). Até por que não dá para você sair levando uma orquestra por aí por uma turné inteira né... pelo visto nem pro Metallica isto seria possível. Uma ótima faixa..refrão marcante..e a orquestra realmente se encaixa perfeitamente na mesma.

Confiram esta outra versão (rara), da banda executando a faixa em 2011, numa jam com o Apocaliptica.



3) THE THING THAT SHOULD NOT BE



Bom, talvez esta não seja considerada tão lado B por alguns..afinal ela até foi incluída no SM (Álbum que a banda gravou com uma orquestra em 1999), mas não há como negar que ela não teve a mesma atenção que Battery, Masters e outras deste álbum. Uma faixa hipnótica... com uma letra muito bem feita, e interpretação perfeita do Hetfield.

4) THE HOUSE THAT JACK BUILT



Por algum motivo... minha memória resolveu "puxar" esta música..estes dias. Resolvi voltar no tempo e ouvir esta faixa que havia me chamado a atenção a muito tempo atrás. Acabei lembrando que ainda não tinha o LOAD na coleção, e acabei por resolver esta "pendência". Trata-se de uma faixa que trás os elementos do Metallica que conhecemos. Ela tem peso... um andamento cadenciado, e um pouco mais lento do que costumamos ver neles. O refrão é foda... entra com uma nota inesperada, mudando idéia que temos da música inicial. Particularmente gosto da nota que o James usa no segundo refrão, na palavra "body", fazendo um contraponto interessante com o primeiro. Qual não foi o meu espanto quando descobri que (até o momento em que escrevo este post), não há nenhum vídeo no youtube da banda executando esta faixa ao vivo! Ou seja.. esta música teria sido tão lado B assim, que sequer chegou a entrar nos shows... Uma pena, pois é uma grande faixa na minha opinião. Temos que considerar também que este álbum não foi lá tão bem aceito, como todos sabem... então...  Fico imaginando os shows da época.. com o Diamond Stage... e Jason agitando pra caralho, fazendo os backings desta faixa...teria sido muito foda!

5) WHEREVER I MAY ROAM

Tá certo..realmente fiquei na dúvida se incluía esta ou não, mas beleza.. tá aí. Sim, ela chegou a ter um clip, e foi amplamente tocada na turné monstro do Black Album. Mas ela não teve a mesma força da trinca mágica do Black Album, que nunca mais saiu dos shows dos caras. (Sandman, Sad but true e Nothing). E convenhamos...é uma puta música! Ouvir esta música no talo... me transporta para outra dimensão... é algo completamente surreal. A música alterna andamentos cadenciados e lentos de forma perfeita.. e o peso é simplesmente impressionante. Uma das minhas favoritas do Metallica considerando TODA a carreira deles.

6) NO REMORSE


Sempre que ouço o KILL´EM ALL, esta faixa me chama a atenção, por se diferenciar das outras. A quantidade de riffs que os caras jogam na música, fazendo uma costura perfeita entre eles, chega a ser realmente impressionante. Sem contar a parte técnica, que surpreende, se lembrarmos que eram garotos de cerca de 18 anos que executam estas músicas nesta gravação... tocando um estilo praticamente inexistente na região e época em que moravam. (California, 1983).

7) ALL NIGHTMARE LONG


Talvez uma das faixas mais pesadas do Death Magnetic. Os riffs da parte final da música..me lembram muito Slayer. Quem diria né? Uma excelente música, sem dúvidas. Remete aos primeiros álbuns do Metallica com gosto.

8) LOW MAN´S LYRIC




São mais de sete minutos! Uma balada meio esquecida no final do RELOAD. Clima muito depressivo. James com uma interpretação única. Canta como poucas vezes se vê. Vejam, não estou apenas falando de cantar em si..estou enfatizando a maneira como o cara canta aqui aqui. Jason também contribui com backing vocals magníficos aqui. (Aliás, como fazem falta estes backings na fase atual da banda..). Uma faixa introspectiva, que te convida para refletir sobre diversas coisas da nossa vida. Só podia ser Metallica mesmo.

9) THE UNFORGIVEN II



A primeira sequência do clássico do Black Album. The Unforgiven II, assim como a sua primeira parte, alterna momentos lentos, com partes lentas e pesadas. Riffs e melodias na medida, uma letra excelente, interpretação ímpar, refrão grudento..e um final apoteótico. E como não poderia deixar de ser... outro fator já citado em outras faixas que o leitor já deve ter percebido como me agrada..os backing vocals do Jason. Embora em alguns momentos nesta faixa em específico, fica bastante claro que o próprio James deve ter gravado as linhas de backings.. ficando a cargo do Jason fazê-las ao vivo... o que é um procedimento bastante normal em gravações. Das três Unforgivens, a primeira sempre foi a minha favorita, mas sempre gostei desta também, e por este motivo a inclusão aqui nesta lista.

10) MAMMA SAID


E lógico que esta não podia ficar de fora. Quem já me viu tocando, em bares rockeiros, certamente já deve ter ouvido a minha versão para esta música. Esta aqui foi paixão a primeira vista. Enquanto o LOAD era triturado por fãs radicais e xiitas da banda, eu me deliciava com esta música. Confesso que conheço poucas baladas de bandas de Rock e Metal com uma beleza tão singular como esta música. Não tenho problema nenhum em afirmar que considero esta balada tão boa quanto Nothing Else Matters, e acho que o próprio fato desta música ser considerado um Lado B, já é em si uma injustiça.
A letra é a fala de um filho que dialoga com sua mãe, a respeito da educação que esta lhe deu, e da relação dos dois. Não podia ser mais James Heftield, do que isto. Simplesmente perfeita. Uma pena, ela não ser mais executada ao vivo.



Bom, espero que tenham gostado desta minha lista. Sei que muitos podem não concordar, o que eu vejo com total naturalidade.


Abraços Metállicos!

Filipe Duarte





Nenhum comentário:

Postar um comentário