sexta-feira, 21 de junho de 2013

Algumas músicas que simbolizam bem o momento que vive o nosso país...

Neste post, vou deixar as músicas falarem por si...

SEPULTURA: REFUSE/RESIST 



KREATOR: EXTREME AGGRESSION


SEPULTURA: CORRUPTED



sexta-feira, 14 de junho de 2013

DEZ BANDAS AUTORAIS DE HEAVY METAL DE BELO HORIZONTE QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

Salve nação headbanguer!
Esta semana estive pensando num "TOP TEN" das bandas, da minha cidade que eu recomendaria para quem ainda não se ligou muito na prata da casa, ou mesmo a galera de outras regiões, que talvez ainda não conheçam algumas das bandas da nova safra do Heavy Metal mineiro. Mais especificamente de BH e região. E sim, foi muito difícil fazer esta lista. Não tem jeito, sempre haverão bandas que ficarão de fora. Portanto, quero deixar claro que esta minha lista não é nem de longe a dona da verdade, nem tampouco eu acho que você deva conhecer somente estas bandas aqui citadas. Eu poderia facilmente fazer uma lista com 30 ótimas bandas em atividade aqui de BH, mas vamos ficar nestas 10 por enquanto. Também quero deixar claro que não tive nenhuma intenção de incluir aqui bandas, por simples questão de amizade. As bandas que aqui estão, estão por puro e simples merecimento, na minha opinião. São bandas, que já provaram para mim, que fazem um trabalho de qualidade, e buscam se profissionalizar a cada dia. A maioria aqui é da nova geração (Bandas surgidas depois de 2000). Se a sua banda não foi citada aqui, isso não signifique que eu não goste das sua banda, ou que eu não considero ela boa, ou qq coisa, ok? Rs. Outra coisa, a lista não é crescente e nem decrescente...as 10 bandas são citadas de forma aleatória e todas, sem exceção fazem um trabalho AUTORAL. Esta condição foi pensada desde o início. Até onde me consta, todas as bandas aqui citadas ainda estão em atividade. Citei apenas uma veterana, que eu realmente gosto muito. Coloquei links de cada banda para que o leitor possa conhecer melhor o trabalho delas.  Bom, enfim...vamos lá né...

1)  NOTURNA

Já acompanho o trabalho do pessoal do Noturna a um tempo. Conheci a banda acho que por volta de 2004. Eles tiveram uma boa exposição na mídia metálica brasileira nesta época..entre 2004 e 2006 eu acho. Foi também naqueles tempos que eles lançaram o Debut: DIABLERIE, que se eu não me engano, foi lançado pela Hellion na época, e teve produção do renomado Cláudio David (Overdose, Elektra). Apesar de algumas pessoas torcerem o nariz para a sonoridade do álbum, o mesmo contou com músicas de altíssimo nível, dentro da proposta da banda que era e ainda é fazer um Gothic Metal, na linha de bandas como Theater of Tragedy, Therion, entre outras, privilegiando as melodias e o belo vocal da Vivian Bueno. A banda mudou muito de formação de lá pra cá, restando apenas o baterista Rafael Almeida e a própria Vivian como membros originais. Eles lançaram um segundo álbum a menos tempo, que teve distribuição somente digital, e atualmente eles tem feito poucos shows. Torço para que o Noturna ainda dê muito o que falar na cena mineira e nacional.  Segue aqui a faixa título do álbum Diablerie, uma das minhas favoritas. A letra também é muito bem feita, sendo totalmente dentro do clima da música. "Shadows of temptations are here to feel the emptiness that holliness left behind. Sucumb to save your soul from pain. Darkness could take you higher". (As sombras da tentação estão aqui para sentir o vazio que a santidade deixou para trás. Sucumba ao tentar salvar a sua alma da dor. A escuridão pode te levar para o alto". (Trad livre). 

                                   


www.facebook.com/noturnaband
www.reverbnation.com/noturna




2)  HAMMURABI

Conheci esta banda mais de perto, acho que por volta de 2009, ou algo assim. Vi os caras ao vivo num evento da Cogumelo no extinto Lapa Multshow em 2010 e realmente não pude deixar de me impressionar com a força dos caras ao vivo. Definitivamente uma banda que vale a pena ser vista com mais cuidado. Os caras realmente sabem o que fazem e não economizam na barulhada. As músicas são altamente técnicas e os caras realmente tiram bons timbres. Altamente recomendado. Segue o clip para a faixa "Blessed by Hate"



www.facebook.com/hammurabiBrasil
www.reverbnation.com/hammurabibrasil




3) NOSTOI

Esta banda conta com a minha grande amiga Nienna nos vocais. Como já fomos colegas de banda no Vorticis, então ficou fácil de eu conhecer o Nostoi. A banda já existe a alguns anos também, e lançou em 2012 o primeiro CD intitulado Railroads, cuja prensagem foi financiada através de um crowndfunding encabeçado pela própria banda. O que me chama a atenção no NOSTOI é que os caras transmitem uma paixão sincera pelo que estão fazendo. Vejo músicas realmente muito boas, como por exemplo a faixa Trademark Destruction que eu gostei muito, que traz uma letra diferente de tudo que eu já vi em bandas de metal de um modo geral. Outro ponto positivo pro Nostoi na minha opinião é o fato da banda não se prender a um rótulo, fazendo puro e simplesmente Heavy Metal, abraçando influências diversas, deixando som com uma cara mais própria. Segue aí o vídeo oficial da galera tocando um clássico do Overdose. Infelizmente o melhor vídeo disponível que achei deles foi de um cover, mas mesmo assim dá para ver o potencial da banda. Não deixem de ouvir o Cd Railroads.



www.facebook.com/nostoimusic
www.reverbnation.com/nostoi



4) DROWNED

Outra banda que acompanho a bastante tempo. Estes caras são realmente batalhadores do Metal aqui em BH. São altamente profissionais, e extremamente fiéis ao trabalho que fazem com a banda. Já colecionam pelo menos 5 álbuns de estúdio, acho que todos lançados pela Cogumelo Records, e também já realizaram uma turné européia a alguns anos. Os caras são velha guarda mesmo. Enquanto boa parte das bandas já deixaram os cabelos compridos para trás (algumas mais novas sequer entraram nesta), os caras se mantém fiéis a velha e boa estética do metal, (com exceção do baterista Beto Loureiro). Segue o vídeo da música Before you try to Kill me, do último álbum de estúdio dos caras:


www.facebook.com/drownedmetal
www.reverbnation.com/drownedmetal


5) SEAWALKER
Sim.. eheheh, eu sei.. vocês vão cair matando em cima de mim agora, por eu citar a minha própria banda, eu até entendo. Mas sim, eu considero o Seawalker uma banda relevante para o cenário mineiro atual. Se eu estivesse escrevendo esta lista a uns dois anos atrás, talvez não seria o caso, mas atualmente não tenho problemas em incluir o meu trabalho aqui. Estamos realmente batalhando para fazer um trabalho de qualidade já desde 2008, e acho que temos conseguido aos poucos esta façanha.
Não vou me delongar muito, prefiro que vocês leitores julguem por vocês mesmos. Caso ainda não conheçam, vejam o nosso vídeo e digam o que acham. Segue para vocês o vídeo oficial da nossa faixa Helladise:


www.facebook.com/seawalkermetalbrasil
www.reverbnation.com/seawalker




6) HELLCOME
Esta aqui é outra velha conhecida. Os caras são chegados, vira e mexe estamos juntos nos botecos, nas festas, etc. Poderoso é pouco para falar do som destes caras. O guitarrista Fábio Debrot consegue um timbre único e muito pesado! As musicas são muito boas, e o quarteto conta atualmente com um dos baixistas que eu mais respeito em BH, que é o Rodrigo Nunes. Enfim... eu chamaria o Hellcome de Pantera de Minas..., devido a forte influência que vejo neles com a lendária banda americana. Vejam por vocês mesmos o som dos caras:


www.reverbnation.com/hellcomeband




7) EMINENCE
 Bom, o que falar do Eminence né? Banda talvez ainda não muito conhecida no Brasil, mas o que poucos sabem por aqui é que os caras detonam lá fora. Na batalha desde 1995, o Eminence já coleciona pelo menos umas 10 turnés européias, além de já terem tocado em alguns países da América do Sul, Estados Unidos, Japão, Australia e Nova Zelândia. Conheci o Eminence em Belo Horizonte, no ano de 1997. Do começo, só ficou o guitarrista Alan Wallace. De cara, já naquela época, em plena década de 90, os caras já mostravam que tinham "algo a mais" para mostrar. Sempre foram muito profissionais, sempre percebi muito claramente a preocupação em tirar os melhores timbres, em ter a melhor aparelhagem possível. A banda investiu pesado, e hoje colhem os frutos. Tive o privilégio de ser "membro da banda por um dia", se é que posso assim dizer. Em 1999, toquei com eles na abertura do show do Sepultura na Serraria Souza Pinto, em BH. Era o primeiro show na cidade com Derrick Green, recém entrado na banda. Foram 15 dias de convivência diária com o Eminence, aprendendo 9 músicas, e com muita prosa em botecos pós ensaios. Estabeleci uma amizade bacana com o guitarrista Alan, que anos depois produziria o álbum do Seawalker, já mencionado acima. Enfim, mas o que interessa aqui é o som dos caras, então se você ainda não conhece o Eminence meu amigo.. só lhe pergunto uma coisa. Em que planeta você viveu nos últimos 10 anos pelo menos? Segue o clip para a faixa: The God of all mistakes:


 www.eminence.com.br




8) DYNASTY OF METAL
Esta aqui eu também incluí meio que na "safadeza", rs. Brincadeira. O  (Sempre conhecido como apenas) Dynasty é uma banda surgida em 1996, e eu estive no posto de baixista entre os anos de 1997 e 2002. (Com um pequeno intervalo em 1999). Gravei a primeira demo tape com os caras em 1997, que foi a minha primeira experiência em estúdio, (E a minha primeira e última gravação ainda no sistema analógico). O Dynasty foi meio que a minha escola no Metal. Estou incluindo a banda nesta lista por motivos básicos. Primeiro de tudo, os caras são bons pra cacete. Sim, meu caro leitor eles são bons. Se você já assistiu algum show dos caras, certamente pode ver o entrosamento deles ao vivo, o peso e a qualidade das composições. A banda possui dois álbuns lançados, e durante muito tempo teve na formação o exímio guitarrista Gustavo Colen, que formava com o outro guitarrista César Martins, uma das melhores duplas de guitarras que eu já conheci por aqui. Gustavo já deixou a banda, mas a qualidade da nova formação permanece. Infelizmente muita gente evita conhecer a banda de forma gratuita, devido ao preconceito pelo fato dos caras sempre terem levado a cabo a ideologia cristã nas letras. Mas os caras fazem metal de qualidade e é isso que importa. Vale mencionar também que os caras fizeram uma extensa turné pela américa do Sul em 2009, cobrindo países como Chile, Perú, Bolívia e Equador. Em 2001, eu ainda estava na banda, cheguei a ir à Argentina com o vocalista Nahor Andrade para uma divulgação. A banda sempre contou com músicos de ponta e merecia sim um reconhecimento maior. Recentemente a banda alterou o nome acrescentando o "of Metal" no mesmo. São 16 anos dedicados ao metal e isso não é para qualquer um. Confiram o clip para a faixa: The Honor:



www.facebook.com/dynastymetal
www.reverbnation.com/dynastyofmetal




9) DINNAMARQUE
Outra banda que eu praticamente vi nascer. Devido a convivência de anos com o baterista Ricardo Linassi, que viria a tocar no Seawalker logo depois, vi nascer o Dinnamarque por volta de 2006 ou 2007. Na época a banda também contava com o guitarrista Regis Vital, que atualmente reside em Uberaba/MG. A banda é encabeçada pelo baixista e vocalista Rafael Dinnamarque. As composições da banda, eu acho que são quase todas de sua autoria. A banda coleciona ótimos shows já a um bom tempo, já tendo feito abertura para vários shows internacionais em BH. Além de terem ganhado a seletiva regional do Wacken Metal Battle em 2009. Só estão devendo o primeiro álbum completo que vem sendo prometido a um tempo, mas que certamente virá no momento certo com a qualidade o Dinnamarque saberá fazer muito bem. Estes aqui também ganham ponto comigo no quesito originalidade, e desprendimento de rótulos. Originalidade realmente parece ser para poucos. A banda ainda conta com o guitarrista Leo Lanny, que foi meu companheiro no Seawalker e hoje me acompanha na Broken Wings. Ou seja..tamo em casa né..  Segue a faixa ao vivo: Angel in black:



www.facebook.com/dinnamarque



10) CHAKAL
Para fechar esta série, acho que uma banda veterana cai bem. Os caras estão na ativa desde 1985! São um dos pilares do metal nacional. Referência para várias bandas estrangeiras. Fizeram parte da saudosa cena mineira da segunda metade dos anos 80 e primeira metade dos 90. Época em que BH era referência nacional em se tratando de Heavy Metal. Tanto que bandas e banguers de São Paulo, Rio e de outros lugares vinham para BH, para curtir os shows, gravar com suas bandas, etc. Apesar de nos últimos anos, andar mais afastado do cenário, o Chakal, como bons mineiros, comem quieto mesmo. O pau pode tá quebrando, mas os caras estão lá no canto deles...ensaiando, compondo, gravando, planejando alguma coisa. É assim que o Chakal funciona. Em 2006 abriram para o Slayer em BH, para um público de quase 5000 pessoas! Vladmir Korg com seu vocal único e letras sombrias, é uma figura mitológica na cena metal de Minas. Parece que ainda em 2013, sai o Cd novo dos caras. Eu não vejo a hora de botar a mão no meu. Curtam aí a o clip para Possessed Landscape:


https://www.facebook.com/chakalbrazil
https://www.reverbnation.com/chakal666








Espero que vocês tenham gostado da minha lista. Comentários? Críticas? Quer descer o pau? Elogios? Acréscimos? Sim, perfeitamente... nós rockeiros adoramos debater estas coisas.., então não perca tempo. Deixe seu comentário aqui embaixo. Se a sua banda ficou de fora desta lista, não significa que eu não goste dela, ok? Mas infelizmente ter banda de metal numa cidade como BH, que é terreno fértil para o metal, infelizmente as vezes dá nisso. Nem sempre dá para incluir todo mundo. Mas haverão outras listas, outros posts... enfim. E repito: Não sou dono da verdade e nem a minha opinião deve ser levada como tal.

Abraços Metálicos,

Filipe Duarte

domingo, 9 de junho de 2013

Minhas 10 músicas "Lado B" preferidas do Metallica

Não sei se já comentei por aqui, mas o Metallica é definitivamente uma das minhas bandas favoritas.
Quando comecei a curtir Heavy Metal, no longínquo ano de 1991, me lembro que mergulhei, de forma meio que simultânea em três lançamentos que ocorreram naquele ano. Os álbuns Illusions do Guns, o Arise do Sepultura e o Black Álbum. Os três me marcaram de tal forma que deixariam impressos para sempre em mim, toda uma nova maneira de ouvir música e lógico...Heavy Metal.

Em se falando exclusivamente de Metallica, sempre me intrigou o fato de algumas músicas parecerem ser um pouco esquecidas, as vezes pelas rádios, ou pelos canais de TV, que veiculam clips, ou mesmo pelos fãs. Enfim, não sei por que isto acontece. Gostaria de colocar alguns dos critérios que utilizei para definir o que EU considero como um lado B do Metallica.

- Faixas que abrem álbuns, eu não considerei.
- Faixas que a muito tempo a banda não executa ao vivo, ou que mesmo nunca executou.
- Faixas que ganharam clips... algumas eu considerei mesmo assim. Temos que lembrar que depois do Black Album, o Metallica simplesmente passou a "fazer o que bem entendesse" da própria carreira.
Então o fato de uma determinada faixa ganhar um clip, não necessariamente faz dela um hit deles, na minha opinião.

De qualquer forma eis aqui os meus 10 lados B´s preferidos do Metallica:

1) THE FRAYED ENDS OF SANITY


Do álbum "...And Justice for All...", esta faixa é simplesmente foda! O final do refrão com os pratos abafados de Lars, são simplesmente de cair o queixo. Desde que ouvi este disco pela primeira vez, esta foi uma das músicas que mais me chamou a atenção.

2) NO LEAF CLOVER

Já vi muita fã compartilhar comigo o quanto gosta desta música. Escrita exclusivamente para este projeto do SM, álbum gravado pelo Metallica juntamente com a Orquestra Simfonica de San Francisco em 1999, ela também acabou sendo "esquecida", e não voltou a a ser executada, a não ser
na época e nos poucos shows que a banda fez com orquestra (Se não me engano uns 4 ou 5 na época, apenas). Até por que não dá para você sair levando uma orquestra por aí por uma turné inteira né... pelo visto nem pro Metallica isto seria possível. Uma ótima faixa..refrão marcante..e a orquestra realmente se encaixa perfeitamente na mesma.

Confiram esta outra versão (rara), da banda executando a faixa em 2011, numa jam com o Apocaliptica.



3) THE THING THAT SHOULD NOT BE



Bom, talvez esta não seja considerada tão lado B por alguns..afinal ela até foi incluída no SM (Álbum que a banda gravou com uma orquestra em 1999), mas não há como negar que ela não teve a mesma atenção que Battery, Masters e outras deste álbum. Uma faixa hipnótica... com uma letra muito bem feita, e interpretação perfeita do Hetfield.

4) THE HOUSE THAT JACK BUILT



Por algum motivo... minha memória resolveu "puxar" esta música..estes dias. Resolvi voltar no tempo e ouvir esta faixa que havia me chamado a atenção a muito tempo atrás. Acabei lembrando que ainda não tinha o LOAD na coleção, e acabei por resolver esta "pendência". Trata-se de uma faixa que trás os elementos do Metallica que conhecemos. Ela tem peso... um andamento cadenciado, e um pouco mais lento do que costumamos ver neles. O refrão é foda... entra com uma nota inesperada, mudando idéia que temos da música inicial. Particularmente gosto da nota que o James usa no segundo refrão, na palavra "body", fazendo um contraponto interessante com o primeiro. Qual não foi o meu espanto quando descobri que (até o momento em que escrevo este post), não há nenhum vídeo no youtube da banda executando esta faixa ao vivo! Ou seja.. esta música teria sido tão lado B assim, que sequer chegou a entrar nos shows... Uma pena, pois é uma grande faixa na minha opinião. Temos que considerar também que este álbum não foi lá tão bem aceito, como todos sabem... então...  Fico imaginando os shows da época.. com o Diamond Stage... e Jason agitando pra caralho, fazendo os backings desta faixa...teria sido muito foda!

5) WHEREVER I MAY ROAM

Tá certo..realmente fiquei na dúvida se incluía esta ou não, mas beleza.. tá aí. Sim, ela chegou a ter um clip, e foi amplamente tocada na turné monstro do Black Album. Mas ela não teve a mesma força da trinca mágica do Black Album, que nunca mais saiu dos shows dos caras. (Sandman, Sad but true e Nothing). E convenhamos...é uma puta música! Ouvir esta música no talo... me transporta para outra dimensão... é algo completamente surreal. A música alterna andamentos cadenciados e lentos de forma perfeita.. e o peso é simplesmente impressionante. Uma das minhas favoritas do Metallica considerando TODA a carreira deles.

6) NO REMORSE


Sempre que ouço o KILL´EM ALL, esta faixa me chama a atenção, por se diferenciar das outras. A quantidade de riffs que os caras jogam na música, fazendo uma costura perfeita entre eles, chega a ser realmente impressionante. Sem contar a parte técnica, que surpreende, se lembrarmos que eram garotos de cerca de 18 anos que executam estas músicas nesta gravação... tocando um estilo praticamente inexistente na região e época em que moravam. (California, 1983).

7) ALL NIGHTMARE LONG


Talvez uma das faixas mais pesadas do Death Magnetic. Os riffs da parte final da música..me lembram muito Slayer. Quem diria né? Uma excelente música, sem dúvidas. Remete aos primeiros álbuns do Metallica com gosto.

8) LOW MAN´S LYRIC




São mais de sete minutos! Uma balada meio esquecida no final do RELOAD. Clima muito depressivo. James com uma interpretação única. Canta como poucas vezes se vê. Vejam, não estou apenas falando de cantar em si..estou enfatizando a maneira como o cara canta aqui aqui. Jason também contribui com backing vocals magníficos aqui. (Aliás, como fazem falta estes backings na fase atual da banda..). Uma faixa introspectiva, que te convida para refletir sobre diversas coisas da nossa vida. Só podia ser Metallica mesmo.

9) THE UNFORGIVEN II



A primeira sequência do clássico do Black Album. The Unforgiven II, assim como a sua primeira parte, alterna momentos lentos, com partes lentas e pesadas. Riffs e melodias na medida, uma letra excelente, interpretação ímpar, refrão grudento..e um final apoteótico. E como não poderia deixar de ser... outro fator já citado em outras faixas que o leitor já deve ter percebido como me agrada..os backing vocals do Jason. Embora em alguns momentos nesta faixa em específico, fica bastante claro que o próprio James deve ter gravado as linhas de backings.. ficando a cargo do Jason fazê-las ao vivo... o que é um procedimento bastante normal em gravações. Das três Unforgivens, a primeira sempre foi a minha favorita, mas sempre gostei desta também, e por este motivo a inclusão aqui nesta lista.

10) MAMMA SAID


E lógico que esta não podia ficar de fora. Quem já me viu tocando, em bares rockeiros, certamente já deve ter ouvido a minha versão para esta música. Esta aqui foi paixão a primeira vista. Enquanto o LOAD era triturado por fãs radicais e xiitas da banda, eu me deliciava com esta música. Confesso que conheço poucas baladas de bandas de Rock e Metal com uma beleza tão singular como esta música. Não tenho problema nenhum em afirmar que considero esta balada tão boa quanto Nothing Else Matters, e acho que o próprio fato desta música ser considerado um Lado B, já é em si uma injustiça.
A letra é a fala de um filho que dialoga com sua mãe, a respeito da educação que esta lhe deu, e da relação dos dois. Não podia ser mais James Heftield, do que isto. Simplesmente perfeita. Uma pena, ela não ser mais executada ao vivo.



Bom, espero que tenham gostado desta minha lista. Sei que muitos podem não concordar, o que eu vejo com total naturalidade.


Abraços Metállicos!

Filipe Duarte