segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um recado para a nova geração de rockeiros

Antes de qualquer coisa, para vocês que se dizem rockeiros, amantes do Rock em suas variadas vertentes e divisões, já que vocês realmente parecem precisar delas, vamos lá: Metal Melódico, Hard Rock, Death, Thrash, Speed, Prog, Epic, Glam, Sleeze, etc.
Em primeiro lugar, sejam muito bem vindos. Sintam-se em casa, e parabéns por escolher o Rock como sendo a identidade musical de vocês. Ao me deparar recentemente com um vídeo onde duas garotas, ambas na casa dos 14 ou 15 anos, que se autodenominam "muito rockeiras", e justificam isto pelo fato de fumarem cigarros Lucky Strike, por beberem Heineken, ou fazerem uso de aquela o ou outra bebida alcóolica, ou por que gostam de fazer o sinal do "chifrinho" diante de uma camera,  realmente eu me vi obrigado a reconhecer que algo não anda bem em nossa cena.

Ser rockeiro (a), não é simplesmente sentar num boteco qualquer,  fumar e ficar bêbado, como muitos aí parecem querer acreditar. Se vocês realmente gostam de Rock e Heavy Metal, eu recomendo vocês tomarem outras atitudes, além destas que vocês já tomam e julgam corretas.
Em primeiro lugar, conheçam o Rock. Nem sempre o acesso a música foi tão fácil como agora. Acessem as discografias das bandas que vocês dizem gostar e ouçam os discos que elas já lançaram. Vocês que se dizem fans de Axl Rose, e acham ele um cara muito fodão... Por acaso, já ouviram o Appettite for Destruction? O Lies? Sem contar os Ilusions? Saberiam diferenciar os timbres dos solos do Slash e do DJ Ashba ou do Bumblefoot? Aliás, vocês sabem quem são estes dois últimos citados?
Aliás, vocês sabem como foi que a banda surgiu, o que aconteceu na fase que antecedeu o sucesso deles?
Recomendo a biografia do Slash em português que pode ser encontrada em qualquer boa livraria. Além de excelente leitura, vocês ainda vão aprender muito sobre a vida deste excelente músico de Rock. Aliás, várias das grandes bandas já possuem suas biografias lançadas em nossa língua.

Gostam de Motley Crue? Já conhecem os álbums clássicos como Shout at the Devil, Girls Girls Girls?
Metallica? Já ouviram pelo menos os cinco primeiros inteiros? Sabem quem foi Cliff Burton?
Iron Maiden então? Já conhecem os álbuns clássicos dos anos 80, como Powerslave, The Number of the Beast, entre outros? Conhecem o material da banda com os outros vocalistas Paul di Ano e Blaze Bayley?
Aaahhh, peraí..deixe me ver se entendi. Você se auto denomina simplesmente Hard Rock, portanto não ouve metal? Ou o contrário? Me desculpe mas tenho pena de você. Ambos estilos são mais do que irmãos, e sempre andaram juntos mais do que grudados. Um praticamente não vive sem o outro. Alguém sabe me dizer se Ozzy Osbourne por exemplo seria Hard ou Metal? Talvez as opiniões se dividam aqui, mas eu arriscaria dizer sem nenhum problema que ele é uma mistura dos dois, pois possui elementos de ambos gêneros. Alguns discos tendem mais para um outros mais para outro. E assim vai. Você tem o direito de escolher o que quer ouvir ou se identificar, mas deveria pelo menos se informar bem à respeito da origem e desenvolvimento do seu gênero favorito. Eu poderia escrever por horas aqui, só mencionando os clássicos e recomendando álbuns para audição.
Como eu disse no início, vocês são mais do que bem vindos à nossa cena. Por favor, não quero que se sintam intimidados com este meu texto. Gostaria simplesmente que vocês curtissem rock da maneira como isso realmente deve ser.
Quem fuma e bebe para se "sentir rockeiro (a)", está simplesmente prejudicando a própria saúde e vivendo a ilusão de ser algo que não é. Afinal de contas, pagodeiros, sertanejos e os "axés" da vida também fumam e bebem. Quem nunca viu as propagandas de cerveja com estes gêneros citados? Só para constar, os principais nomes do Rock e do Metal ainda em atividade, já largaram as drogas à muito tempo, e dizem para quem quiser ouvir que só permanecem em atividade, por que largaram as drogas e o álcool. Este último, pelo menos, deixaram de lado o abuso.
Quem for ler a biografia do Slash, vai constatar, de acordo com o texto, a sorte que ele possui por ainda estar vivo, depois de tudo que ele usou. O Ozzy Osbourne então..nem se fala! Leiam as bios deles e tirem as próprias conclusões!

Por favor, não quero que pensem que eu os condeno por fumarem e beberem. Cada um faz o que bem entende com o próprio corpo. Agora dizerem que são rockeiros simplesmente por que fazem isso, me desculpem, mas quem ensinou isso a vocês definitivamente está muito mal informado.
Àqueles que estão começando a tocar, se dediquem aos seus instrumentos de verdade, se isso for realmente o que vocês querem fazer. Procurem estudar música em uma escola ou com um professor especializado, ao invés de simplesmente tentarem aprender em casa diante do computador.
Aos rapazes, não achem que ser rockeiro é simplesmente se dar bem com as garotas. Conheço "rockeiros" que montam bandas tendo este como único ou principal objetivo e até hoje não vi nenhuma destas bandas durarem por muito tempo.
Simplesmente por que o tempo, meus amigos... É algo que simplesmente vai embora antes que a gente perceba. Aliás, para a galera que tá começando banda, aqui vai outro recado: Estão pensando em fama fácil? Acham que vão ser rockeiros fodões da noite pro dia, famosos com muitas groupies atrás de vocês e muito dinheiro no bolso?
Ou seja, vocês se olham no espelho e vêem o Axl Rose ou o Bruce Dickinson de amanhã?
Façam um favor a vocês mesmos: Invistam em outro estilo musical, como o sertanejo ou pagode, por que no Rock vai ser um pouco difícil esta escalada para a fama que talvez vocês almejem. Outra dica é tentar anualmente fazerem parte de reality shows como Big Brother e afins, tentem ir em programas ridículos como Ídolos, Fama, etc.. estes sim podem dar à vocês uma chance de serem famosos...nem que seja por alguns minutos. (Se bem que para muitos só isso basta).

Querem saber então o que é ser rockeiro (a) de verdade? É apoiar às bandas de Rock, Hard e Metal que atuam na sua região. E eu não estou me referindo apenas às bandas cover, que apenas reproduzem os trabalhos já prontos das grandes bandas, (PS: Nada contra tais bandas)  mas também me refiro às bandas que compõem as próprias músicas e lançam os seus trabalhos. Querem realmente mostrar uma atitude rockeira foda? Compareçam ao show destas bandas! Não conhecem elas? Aposto com você que elas possuem um perfil no Myspace, ou similar, onde vc pode ouvir suas músicas.  Eu garanto que vocês irão se surpreender com a variedade e qualidade de muitas delas. Mesmo que o show seja para poucas pessoas, vá! Seja uma destas poucas privilegiadas. Estas bandas que precisam do seu apoio hoje podem ser as bandas grandes de amanhã e já pensou você ter o privilégio de dizer que um dia você esteve no show de uma delas? Sim, meus amigos, esta é uma atitude de verdade. Façam amigos na cena, que compartilhem dos mesmos gostos que você. Se você conheceu uma banda bacana na sua cidade, ajude ela a ficar conhecida nela, entre os seus amigos e também  fora dela. Hoje em dia, com um tag no facebook ou twitter, você pode dar sua contribuição. Além de não custar nenhum centavo, e só tomar alguns segundos do seu tempo, você vai ajudar quem realmente faz o Rock N´Roll ser o que é. As vezes eu fico intrigado, em saber que qualquer evento sertanejo nos arredores de Belo Horizonte, não junta menos de 5.000 pessoas, podendo contar com as duplas mais desconhecidas possíveis. Rockeiros possuem  uma diificuldade imensa em frequentar os shows de bandas menores, simplesmente por que elas são menores. E ainda pior que isso, falam mal das bandas e torcem contra, fazem apologia ao fracasso alheio. Ao invés de nos ajudarmos para que tenhamos uma cena forte, nos destruímos uns aos outros. Não é a toa que até hoje a Rede Globo não sabe nicas de Heavy Metal, pois afinal de contas, este estilo ainda não se tornou grande o suficiente para que realmente chamasse àtenção deles, fazendo com que eles se preocupassem em contratar pessoas especializadas no gênero para pautar matérias, controlar o áudio em transmissões como do Rock in Rio, etc.

Rock N´Roll e Heavy Metal, não é apenas fama, mulheres, dinheiro, shows lotados, etc. Esta realidade na verdade, é vivida por uma parcela mínima de músicos no mundo. A grande maioria vive é de trabalho realmente pesado, pois precisam conciliar a música com outras atividades para poderem se sustentar. É organizar shows sem nenhum recurso, sem ajuda de ninguém. É montar uma banda sem ter grana para compra de equipamentos, sem local para ensaiar direito, é começar um programa de rádio com muita dificuldade e sem apoio, é organizar um festival sem patrocínio, É compor um trabalho, e lançá-lo com seus próprios recursos. Mesmo quando existem recursos para se fazer tudo isso, estes, não simplesmente caíram do céu.

Sim, meus amigos. O rock possui as suas peculiaridades interessantes, que fazem dele ser este gênero que tanto amamos. Mas nem tudo são simplesmente flores. Já vi marmanjo com mais de 30, frustrado por que não havia conseguido ser igual a este ou aquele outro músico famoso, e mais de uma vez. Sabem por quê? Por que pessoas assim não possuem autenticidade. Elas embasam a própria vida na vida de outra pessoa, e decidem que elas são merecedoras do mesmo reconhecimento que o outro obteve para si.
Não caiam neste terrível erro! Sejam simplesmente vocês mesmos. Vocês mesmos, não são iguais a mais ninguém. Simples assim. Esta é a vacina perfeita contra a frustração da síndrome do “não fui famoso (a)” como queria.  
Não quero com este texto, ditar o que é certo ou errado, pois jamais me considerarei dono da verdade. Sou nada mais que um músico, rockeiro envolvido com o estilo há 20 anos, e que durante todo este tempo, fez algo pelo Rock ou Metal, por todos os dias destes 20 anos. E ainda quero fazer muito mais em muito mais tempo.
E vocês?
Abraços e a gente se vê por aí!
Filipe Duarte

4 comentários:

  1. Muito interessante seus comentários, adorei saber que existem pessoas como eu ai pelo mundo afora.....que sabem que o ROCK'N'ROLL não é só beber, fumar e usar drogas, ROCK'N'ROLL é muito mais que isso é cultura...
    Parabéns pelo seu comentário.
    E aos novos "roqueiros" ousam os conselhos de pessoas que estão a mais tempo nesse estilo, pois você saberá como agir dentro de um bar de metal, e assim conseguirá fazer novas amizades com as roqueiros que curtem a mais tempo...
    por:Aline Ribiro Caetano

    ResponderExcluir
  2. Interessante passar conselhos para os novos roqueiros, pois, a maioria só escuta as musicas mais famosas de cada banda. Precisamos nos unir para que o movimento do metal não morra.
    Como roqueiros antigos devemos orientar os novos para não serem influenciados por pessoas que mal conhecem o que é rock e metal.
    Att: Marlon Alex De Souza

    ResponderExcluir
  3. axei seu post aqui em 2016 nossa, nem sei se vai ler isso mas vamo la, na minha opinião a uma diferença entre gostar apenas do estilo músical, que é o que o post propõe, e q eu n tenho nd contra, e o estilo de vida, que surgiu junto com a cena punk, laaa na epoca do fascismo, isso beeem la atras, tb odeio esses rockeirinho de meia tigela de hj, mas enfim, a loucura de viver insanamente, reckless life do guns n roses diz td q vc precisa ouvir pra entendet isso, é isso q surgiuba cena punk, foi isso q guns n roses reviveu em 1985, e foi isso q morreu em 1993 junto com eles, pra mim o guns n roses foi a ultima banda q realmente levava essa tal vida rock n roll punk que eu to falando, entao devemos entender q existem dois polos, o estilo musical, que é maravilhoso, e o estilo de vida, nem tão maravilhoso mas super glamuroso e satisfatorio a curto prazo, era isso abçs

    ResponderExcluir