terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Alice Pink Pank - A holandesinha que chacoalhou Rock Brasileiro no começo dos anos 80.




Gostaria de começar falando aqui sobre uma personagem,  de certa forma pouco conhecida do público em geral, e principalmente daqueles que possuem menos de 30 anos atualmente. Estou me referindo à Alice Pink Pank, ou Alice Vermeulen, seu verdadeiro nome. Alice formou-se como professora de balé clássico na Academia de Dança do Brabants Conservatorium nos Países Baixos, optando em seguida por uma carreira musical. Não se sabe muito bem por que cargas d´água, ela resolveu vir para o Brasil creio que em 1980. Provavelmente com algum intermédio de Júlio Barroso, idealizador do grupo Gang 90 e as absurdettes, a qual Alice seria uma das dançarinas e Backing Vocals. (Ou seja, uma das absurdettes). Alice deu o que falar, com seu jeito sensual e avançado para os padrões da época. Percorreu todo o Brasil fazendo shows com a Gang 90. Creio que por volta de 83 ou 84, ela troca o Júlio por Lobão, e passa a fazer parte do grupo "Lobão e os Ronaldos". Alice teve um papel fundamental nesta fase da carreira de Lobão, pois era tecladista do grupo e também cantora backing vocal. Por algum motivo desconhecido, Alice ao terminar seu namoro com Lobão, resolve voltar para seu país de origem, onde hoje trabalha com o grupo "The Dreamteam" e e atua como professora de balé clássico no Fontys Conservatorium (antigo Brabants Conservatorium).
Existem alguns fatos interessantes relativos à Alice, que particularmente me motivaram a escrever este artigo.
O primeiro deles é que um dos maiores sucessos do Lobão, "Me chama", música esta interpretada por mim em grande parte dos meus shows na noite, teve parte de sua letra inspirada nela. Vou tentar resumir. Atendendo um convite da própria Alice, Lobão que realizava alguns shows em Nova York, resolve ir com ela para a Holanda para conhecer a família da namorada, e de quebra também conhecer a cidade do seu avô. (Para quem não sabe, Lobão também descende de holandeses). Uma vez que o casal encontra-se por lá, Alice infelizmente vem a perder o seu pai. Lobão tinha compromissos no Brasil e estava sem grana, e resolve voltar para o Rio, mas Alice permanece por na Holanda por mais algumas semanas, devido a morte do pai. Contextualizemos: Em 84, não havia internet, celular, e o caralho a quatro. Ao chegar no Rio, Lobão descobre que seu telefone havia sido cortado por falta de pagamento, (as coisas iam mal pro lado dele), sendo assim ele só podia receber ligações. Sendo assim, a única forma dele obter informações sobre Alice seria se ela ligasse, o que demorava para ocorrer. Numa noite chuvosa, Lobão angustiado escreve: "Chove la fora e aqui, faz tanto frio... me chama, me chama...". Os outros versos da música foram escritos baseados em outros momentos. Alice acaba voltando para o Rio, mas terminaria o namoro com Lobão pouco tempo depois, retornando para a Holanda em definitivo.
Outro fato interessantíssimo em relação à Alice, é uma coisa que pouquíssima gente sabe, e está relatado no Livro; "Noites Tropicais" de Nelson Motta. Antes dela vir ao Brasil, ela participa em Londres do primeiro disco do U2, Boy. Ela teve a visão de prever que o U2 seria uma banda muito querida dos brasileiros e anteviu o sucesso dos irlandeses por aqui. Ela não poderia ter acertado mais. Tanto que o U2 fará uma temporada de quatro(!) shows no Brasil em 2011, por que a cada show anunciado, os ingressos esgotavam-se imediatamente.  
Essa holandesinha realmente deu o que falar.
Pesquisando pela internet, não há muito sobre ela. Não sei se ela ainda vem ao Brasil. Como ela morou 6 anos por aqui, acredito que um português pelo menos básico ela deve falar. Seria legal uma nova turné do Lobão tendo ela como participação especial, não é mesmo?

Uma foto atual de Alice:
Abaixo um vídeo dela com a Gang 90 no Chacrinha.
Creio que ela seja a de cabelos curtos pretos, na esquerda em relação às outras três garotas. 


13 comentários:

  1. Eu sou a seguidora n°1!!!
    Quero louros, glórias e honrarias!
    Também sou o primeiro comentário.
    Fato histórico para a minha vida!
    Parabéns, Lipe!
    Sucessos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto amigão. A tempos procurava mais informações sobre a Alice, que marcou muito a minha adolescencia.
    Poucos têem essa faixa:
    http://www.youtube.com/watch?v=FneM5YB0oLk
    Espero que goste caso não tenha.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Dá curiosidade de saber onde ela está e como é que veio parar no Brasil? Putz, ela veio para cá no meio da ditadura, época em que a gente estava meio que isolado do mundo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber que Alice está bem, assim como a May essa dupla deixou saudades... Gang Noventa e as Absurdetes...
    para sempre!

    ResponderExcluir
  5. Pena que os vídeos postados e mencionados acima sairam do ar ... :(

    ResponderExcluir
  6. Tenho ela como amiga no facebook! Aeeee!!!

    ResponderExcluir
  7. A relação da Alice com as origens da música "Me Chama" do Lobão é impressionante. Pelo que parece, vai até um pouco além do que você citou_ o trecho em que diz "mágica no absurdo" soa como uma referência às Absurdettes, Alice especificamente.
    Sobre ela falar bem português, tenho minhas dúvidas. Sei que em 1981 ela posou para a edição de dezembro da revista Playboy, e no texto que acompanha o ensaio dela destacava-se que ela sabia apenas dizer "não entendo" fluentemente, rsrs!! A mesma revista (onde ela aparece em fotos lindíssimas, apaixonantes mesmo) ainda trás contradições à respeito da idade que dão hoje pra Alice. Lá ela é apresentada como tendo 20 anos_ portanto, hoje ela teria 54, e não os 61 que a Wikipedia afirma que ela tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fala muito bem a língua portuguesa. Converso com ela frequentemente em nossa língua...

      Excluir
  8. A relação da Alice com as origens da música "Me Chama" do Lobão é impressionante. Pelo que parece, vai até um pouco além do que você citou_ o trecho em que diz "mágica no absurdo" soa como uma referência às Absurdettes, Alice especificamente.
    Sobre ela falar bem português, tenho minhas dúvidas. Sei que em 1981 ela posou para a edição de dezembro da revista Playboy, e no texto que acompanha o ensaio dela destacava-se que ela sabia apenas dizer "não entendo" fluentemente, rsrs!! A mesma revista (onde ela aparece em fotos lindíssimas, apaixonantes mesmo) ainda trás contradições à respeito da idade que dão hoje pra Alice. Lá ela é apresentada como tendo 20 anos_ portanto, hoje ela teria 54, e não os 61 que a Wikipedia afirma que ela tem.

    ResponderExcluir
  9. Caminhos do coração...Alice era linda demais!!!

    ResponderExcluir